segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Como estimular seu bebê

Prepare-se: assim que começa a sentar sem apoio, seu bebê adquire uma visão melhor do ambiente e tudo será objeto de uma saudável curiosidade, que é ponto de partida para a aquisição e o desenvolvimento de inúmeras habilidades.

Para enxergar melhor algo que despertou sua atenção ou impulsionada pelo desejo de alcançar um objeto distante, por exemplo, a criança irá intensificar as tentativas de se deslocar sem ajuda. Logo, estará se arrastando pelo chão apoiada no bumbum ou mergulhando de barriga. Depois, vai descobrir como se apoiar com as mãos e os joelhos e engatinhar.

As explorações e brincadeiras desta fase permitem ao bebê expandir seu desenvolvimento como um todo. "A criança se relaciona com o ambiente exercitando todos os sentidos, e cabe aos pais incentivarem as experiências do pequeno com atividades e brincadeiras variadas", afirma a pedagoga Julia Manglano, de São Paulo.

Evite só ficar com o bebê no colo ou de deixá-lo em espaços limitados, como cercados, durante longas horas. Seu filho precisa brincar no chão e explorar o ambiente. Claro que alguns cuidados básicos de segurança devem ser tomados. "Afinal, os pequenos não têm noção de perigo e dependem do olhar atento dos pais para se guiar nas suas primeiras aventuras", diz Julia.

Para favorecer a locomoção

· Motive a criança a se movimentar colocando alguns dos brinquedos preferidos dela a certa distância. Se necessário, incentive-a pedindo que vá buscá-los.

· Proporcione a oportunidade de brincar em diferentes superfícies, como grama, tapetes e areia.

· Experimente colocá-lo sobre uma bola grande e movê-lo para a frente e para trás e de um lado para o outro. Quando ele estiver no colo, balance-o em várias direções com suavidade.

· Aproveite pelo menos os fins de semana para levá-lo no parque, no clube e em lugares onde ele possa circular mais livremente.

Para acelerar as habilidades manuais

· Junte os brinquedos em pequenas caixas e deixe que o bebê manipule esses objetos à vontade, pegando-os e guardando-os de volta. A criança também vai se divertir brincando de tirar e recolocar as meias na gaveta.

· Ofereça brinquedos de encaixe simples e recipientes que ela consiga montar e desmontar ou tampar e destampar com facilidade.

· Permita que o bebê tenha contato com diversos objetos de diferentes tamanhos, pesos e texturas, mesmo que não sejam brinquedos.

· Incentive-o nas atividades com água e areia limpa.

· Dê livros de capa dura para que ele tente folhear.

· Libere revistas velhas para seu filho amassar e rasgar.

Para estimular a inteligência auditiva

· Coloque música de qualidade para o pequeno ouvir durante uma hora por dia.

· Leia ou conte histórias infantis para ele todos os dias.

· Se souber tocar um instrumento, faça apresentações especiais para o filhote.

· Garimpe livros infantis que reproduzam os sons de diferentes instrumentos ou grave esses sons para que ele comece a distingui-los.

Para aperfeiçoar a capacidade visual

· Organize passeios de "aprendizagem". É simples: basta circular com a criança no colo pelos vários espaços da casa, apontando e nomeando até dez objetos diferentes. Repita o mesmo roteiro durante uma semana, até perceber que o bebê já começa a reconhecer cada um dos objetos.

· Mostre fotos grandes e diga o nome das pessoas, especialmente daquelas com quem ele mais convive.

Para ensinar as primeiras palavras

· Faça perguntas e responda você mesma, tomando o cuidado de usar poucas palavras. Por exemplo: "Tudo bem?" e, em seguida: "Tudo". Ou: "Quantos anos você vai fazer?" e, logo depois respondendo: "Um".

· No carro, na hora do banho, no almoço: sempre que estiverem juntos, cante e converse com seu filho.

· Recite poesias curtas, com rimas fáceis e sonoras.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dia Mundial da Amamentação: tire suas dúvidas sobre o aleitamento

POR LAURA TAVARES
(DISPONÍVEL EM: http://msn.minhavida.com.br/categoria/180-Especial-Amamentacao.htm)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo até que o bebê complete seis meses de idade. Ainda assim, muitas mães ficam confusas com tantas informações conflitantes que recebem ainda durante a gravidez. Se os seus seios forem pequenos, ela produzirá pouco leite? Ela deve parar de consumir alimentos light e diet? Após a amamentação, suas mamas ficarão menores e caídas?

Tomar caldo de cana e cerveja preta dá mais leite?

Não, ainda não há comprovação de que eles estimulem a produção. Durante o período de amamentação, recomenda-se que a mãe tome bastante líquido para garantir uma boa produção de leite. Entretanto, como explica a pediatra Raquel Quiles, não há qualquer estudo científico comprovando que determinadas bebidas sejam mais efetivas. Além disso, alcoólicos, bem como o tabaco, são contraindicados para mulheres em período de aleitamento, uma vez que as substâncias nocivas consumidas podem passar para o leite e, consequentemente, para o bebê.

Seios pequenos produzem pouco leite?
Não, a produção de leite não está relacionada ao tamanho dos seios."Mamas pequenas são capazes de produzir tanto leite quanto - ou até mais - as mamas grandes", esclarece a especialista. A diferença que pode ocorrer entre ambos está relacionada à capacidade de armazenamento. Nesse caso, mulheres com mamas pequenas deverão amamentar seus filhos com uma frequência maior do que aquelas com mamas grandes.

Alguns leites maternos são fracos?
Não, o leite materno é sempre o melhor alimento para o bebê. Não existe leite materno fraco. O que diferencia um leite de outro é a fase de amamentação em que a mãe se encontra. Assim, como explica Raquel Quiles, nos primeiros dias, o líquido que sai do seio materno se chama colostro. Depois, o leite começa a sair um pouco aguado. Este é o período no qual o alimento se torna mais rico em anticorpos e proteínas. Mais para frente, então, ele fica branco amarelado e espesso, sendo rico em gorduras, mas, nem por isso, menos importante que o anterior.

É ruim acordar o bebê para amamentar?
Depende das condições físicas da criança. Se o bebê estiver ganhando peso de acordo com o que havia sido previsto por seu médico e estiver mamando bem, não há necessidade de acordá-lo. Se, por outro lado, ele estiver abaixo do peso, talvez seja necessário acordá-lo.


A criança pode beber água enquanto ainda se alimenta de leite materno?

Não é necessário. Durante o período de aleitamento materno, o bebê já recebe toda a água que seu organismo necessita. Além disso, bebidas, como chás e sucos, são contraindicadas para crianças nesta fase, alerta Raquel Quiles.

Faz mal consumir alimentos light e diet durante a amamentação?
Não, se consumidos moderadamente. Em geral, alimentos light e diet têm apenas restrição de algum ingrediente ou redução da taxa de açúcar ou sódio, assim, não precisam ser cortados da dieta. Em alguns casos, porém, eles podem conter substâncias cujo uso ainda não é comprovadamente seguro durante a fase de amamentação e, por isso, é fundamental consultar seu médico previamente. "O mais recomendado é que a mãe consuma o máximo possível de alimentos frescos, deixando os industrializados para último caso", afirma a pediatra Raquel.

O regime deve ser interrompido durante a amamentação?
Sim, se a dieta for muito restritiva. "A qualidade do leite materno depende da qualidade da alimentação da mãe", ressalta Raquel. Por isso, ela deve ter uma dieta balanceada e específica para esta fase de sua vida, uma vez que a mulher que amamenta gasta mais calorias do que o normal. Dietas e medicamentos que promovem a perda de peso, portanto, devem ser evitados.

Algumas comidas alteram o sabor do leite?
Sim. O sabor do leite, assim como sua qualidade, é afetado pela alimentação da mãe. "Recomenda-se, por exemplo, que mulheres em fase de amamentação evitem consumir muito alho, pois ele muda não só o sabor, como também o odor do leite materno", conta Raquel.

É possível engravidar durante a amamentação?
Sim. Engravidar durante a amamentação é possível, mas a amamentação, desde que seja exclusiva, que a mulher não tenha menstruado e que amamente várias vezes ao dia, tem eficácia anticoncepcional de 98% nos seis primeiros meses após o parto.

Durante a amamentação, a mãe pode tomar pílula anticoncepcional?
Sim, mas depende da pílula.Nem todas as pílulas são liberadas durante o período de amamentação. "Se a mulher optar por utilizar, deve dar preferência àquelas que têm apenas progestogênio", recomenda a pediatra. Não devem ser deixados de lado, entretanto, outros métodos, como a camisinha, o diafragma e os espermaticidas, que podem ser usados em qualquer período após o parto. Já o dispositivo intrauterino (DIU) é compatível com a amamentação mesmo incluindo progestogênio.

Os seios ficam caídos ou menores após a amamentação?
Não. Logo após a amamentação, o seio pode ficar um pouco menor, justamente porque ele esvazia, mas logo voltará a encher", esclarece Raquel. Aliás, os estímulos para que ele produza leite são justamente a sucção e a sua retirada. Já a ideia de que ele ficará caído após a amamentação é lenda. Segundo a pediatra, a amamentação até melhora a estética da mama.