segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fonoaudiologia e UTIN

A atuação do fonoaudiólogo no setor de Neonatologia ainda é pouco conhecida por parte dos profissionais que atuam dentro do hospital. A fonoaudiologia atua dentro das unidades de Neonatologia com o objetivo de promover o bem estar do recém nascido e da família, prevenir alterações na deglutição, aplicando métodos que contribuem para a organização e coordenação entre o ato de sugar, deglutir e respirar, no incentivo e orientações quanto à importância do aleitamento materno, no controle dos estímulos ambientais como ruído e luminosidade, nas orientações em geral e na realização da Triagem Auditiva Neonatal. Os fonoaudiólogos se integram à equipe no trabalho interdisciplinar e o seu papel é muito importante para a prevenção e detecção precoce de alterações alimentares e auditivas nos bebês, possibilitando às mães segurança para amamentar seus filhos e garantindo um adequado desenvolvimento das crianças.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O que é Fonoaudiologia Escolar?

Qual é a função do fonoaudiólogo na escola?

De acordo com a Lei 6965, de 09/12/1981, que regulamenta a profissão, é de competência do fonoaudiólogo que trabalha em escolas desenvolver trabalho de prevenção no que se refere à área da linguagem oral e escrita, voz e audição e também participar da equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos,

A atuação do fonoaudiólogo que trabalha em escolas difere do profissional que atua em clínica e hospitais. Na escola, o fonoaudiólogo atua de forma preventiva, enquanto que em clínicas e em hospitais essa atuação é terapêutica. Não compete ao fonoaudiólogo que trabalha em escolas realizar terapia fonoaudiológica.

O trabalho da Fonoaudiologia Escolar é de orientação, estimulação e detecção de problemas na área de voz, de comunicação oral e escrita e audição, tendo como população-alvo alunos, pais e professores.